Enquete
Últimas Notícias

Home » Santos Express

 
Uso veterinário
20/03/2011 - Jornal da Orla

Clique na imagem para ampliar

 Os medicamentos são substâncias químicas que interferem no metabolismo do organismo alterado pela doença. O medicamento age em locais que lhe são próprios e buscam normalizar a função fisiológica. Os medicamentos, uma vez administrados, ao penetrarem no sangue, irão atingir o órgão afetado, bem como todos os demais locais como fígado, rins, sistema nervoso ou qualquer outro sistema que se imagine. 
Isso ocorre nos humanos e nos animais. 

É verdade que não podemos nos esquecer de que os seres humanos também são animais. Por isso mesmo, quanto maior for a semelhança no funcionamento dos organismos, mais parecidas serão as doenças e os efeitos dos medicamentos. Em função disso, muitos veterinários prescrevem, para os gatos e cães, medicamentos produzidos para seres humanos. Mas alguns cuidados precisam ser tomados.

Como a atividade metabólica varia entre os animais, uma mesma substância poderá ter quantidades diferentes, mesmo quando a dose for proporcional ao peso. Por exemplo, a dose de fenobarbital, medicamento utilizado para convulsões em cães e gatos, é cinco vezes menor em gatos em relação aos cães, isso considerado por quilo de animal. Porém, outros medicamentos não têm essa variação. 

A fluoxetina, usada para casos de ansiedade felina ou canina, mantém a mesma dose por quilo para ambos as raças de animais.

Outros problemas mais graves precisam ser considerados. Os felinos não conseguem metabolizar adequadamente nem o paracetamol, nem o ácido acetilsalicílico. Essas duas substâncias usadas normalmente em situação de febre em humanos, nos gatos, são convertidas em elementos tóxicos, muitos prejudiciais aos bichanos.

Alguns fatores podem induzir o uso de medicamentos destinados aos humanos em animais. Algumas substâncias, prescritas por veterinários, podem não ter uma alternativa veterinária. As opções de insulina veterinária são bastante restritas. Outro motivo pode ser o preço. Algumas formulações humanas, similares aos indicados para uso veterinário, são mais baratas. 

No Congresso Nacional já se fala em Medicamento Genérico veterinário, com o objetivo de também pressionar o mercado para a redução dos preços.

Muitos dos animais de estimação são tratados de acordo com as convicções de seu dono, recebendo os medicamentos homeopáticos para suas mazelas. A homeopatia vem sendo usada, inclusive no gado em grandes rebanhos. Mas tratar bem um animal não leva apenas em consideração a saúde dos bichinhos. 

O convívio intenso com os moradores da casa pode favorecer a transmissão de doenças. Portanto, a higiene e o cuidado do médico veterinário são muito importantes para a nossa própria saúde.

Se você tiver dúvidas, escreva para nós, o contato pode ser pelo e-mail cim@unisantos.br ou por carta endereçada ao CIM-UniSantos, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002, Santos-SP.



 Notícias relacionadas
Gasto com animais domésticos deve movimentar R$5,92 bilhões em 2012, segundo pesquisa
Zoológico utiliza técnica do reforço para condicionar animais
Campanha de vacinação contra raiva começa sábado
Animais marinhos são encontrados na orla de Praia Grande
Estandes educativos serão montados domingo no Emissário
HC alerta para cuidados com bebês e animais de estimação em casa
Mais de 200 animais estão à espera de adoção
Ato chama atenção para violência contra animais
Coprovida atende mais de 80 animais na Zona Noroeste
Cidade participa de manifestação nacional em favor dos animais
Santos participa de manifestação nacional em favor dos animais
Cidade participa de manifestação nacional em favor dos animais
Manifestação nacional contra maus tratos aos animais acontece neste sábado (21)
Feira de animais supera adoções no segundo fim de semana
Feira expõe neste sábado animais para adoção
Guarujá sedia Feira de Adoção de Animais
Atenção especial aos animais
Aquário tem novos moradores: dois tubarões-lixa
Papai Noel chega no Aquário nesta sexta-feira
Animais recebem tratamento gratuito em veículo adaptado
Semana da Biodiversidade é aberta com estandes na Praça Mauá
Show beneficente homenageia animais
Benção dos animais acontece nesta terça-feira
Sítio Itabatatinga é o próximo roteiro de ecoturismo na cidade
Conferência aponta dez propostas em defesa dos animais


 Comentários
Nenhum comentário encontrado
 
Compartilhar

Home | Anuncie | Colaboradores | Politica de Privacidade | Mapa do Site | Contato
 SantosCity.com.br
2014 Todos direitos reservados SantosCity.com.br
contato@santoscity.com.br