Enquete
Últimas Notícias

Home » Arquitetura

 
ARQUITETURA ECOLOGICA E SUSTENTAVEL
16/03/2010

Clique na imagem para ampliar
No campo da arquitetura, alguns grupos já atuam no sentido de rever hábitos e posturas de profissionais da construção civil, procurando minimizar o impacto ambiental causado pelas edificações. Dentre estas correntes, podemos citar, por exemplo: a chamada ARQUITETURA ECOLÓGICA, ou como mais conhecido, ARQUITETURA SUSTENTAVEL.
É considerada arquitetura sustentável toda forma de arquitetura que leva em consideração formas de prevenir o impacto ambiental que uma construção pode gerar. Através de alguns cuidados procura-se elaborar prédios que sejam cada vez mais eficientes. Assim, não é incomum a utilização de materiais alternativos e totalmente diferenciados do que se encontraria numa construção “não sustentável”. Alguns desses cuidados são:
Escolha do terreno: Um cuidado especial é dado ao posicionamento da casa, como evitar, na implantação do edifício, um entorno que prejudique a insolação e ventilação natural, aproveitando-se do clima da região; como também dos seus elementos naturais (terra, tipo de solo, ar, água, vegetação).
Iluminação e Ventilação: O uso de vidros duplos é também um aliado importante para garantir que a casa seja bem iluminada ao longo do dia pela luz do sol sem permitir que o calor se instale. Os sistemas de ventilação devem ter uma entrada e uma saída de ar, cruzando os ambientes; ventilação mais adequada é a que permite que o ar entre pelas áreas de estar e dormitórios, e saia pela área de serviço. Esse procedimento é responsável por uma economia enorme de energia que seria gasta na iluminação e na refrigeração desses lugares.
Água: Uma questão definida como básica, é o aproveitamento da água da chuva para regar plantas e jardins; lavar as áreas externas e ser usada nas descargas sanitárias. Desta forma, a economia de água é absurda e pode chegar até a trinta por cento em relação a uma construção “normal”.
Paisagismo: As vegetações e a água devem ser sempre usadas, principalmente em locais onde os climas são quentes e secos porque através desses elementos naturais temos o ar mais umidificado e as temperaturas amenas criando um microclima. As Soluções usadas é o uso para a inserção desses elementos são os jardins de Inverno, pergolados, paredes com cobertura, entre outros.
Reciclagem de Recursos: A arquitetura sustentável também tem profunda preocupação com o destino correto dos resíduos gerados na própria obra. Como por exemplo, na estocagem de materiais, é interessante um local seguro e protegido sem risco de quebra ou perda. Reaproveitamento de madeira e outros materiais também é um recurso muito utilizado na época de obra.
Captação e Transformação da Energia Solar: O Método mais utilizado nas construções é o sistema fotovoltaico (painel fotovoltaico), que converte energia solar em energia elétrica por meio de painéis de captação, geralmente implantados nas coberturas e telhados dos edifícios. Os módulos fotovoltaicos são compostos por células de silício, que têm a propriedade de produz eletricidade quando exposta à luz; mesmo em dias nublados, os módulos geram energia.
 
Seguindo todos os parâmetros e mantendo-se dentro das especificações da arquitetura sustentável, os prédios são avaliados e recebem um selo de acordo com os parâmetros de sustentabilidade adotados na construção. Desta forma, valoriza-se o imóvel e garante-se uma vida plena e menos estressante para toda uma comunidade. Tudo isso, graças à arquitetura sustentável.


 Multimídia
Veja a Galeria de imagens


 Comentários
Nenhum comentário encontrado
 
Compartilhar

Home | Anuncie | Colaboradores | Politica de Privacidade | Mapa do Site | Contato
 SantosCity.com.br
2014 Todos direitos reservados SantosCity.com.br
contato@santoscity.com.br